TEMA - "De fato, os tempos mudaram. A busca pelo que se entende como qualidade de vida na época dos nossos avós se restringia bastante em ter um bom emprego e uma casa; o restante vinha por conta dos amigos, da soneca no domingo depois do almoço, das confraternizações de fim de ano, enfim, das vontades, porém não eram tão determinantes a ponto de mudar radicalmente o modo de vida das pessoas. Mas o que de fato causou essa abrupta mudança na maneira de pensar o modo de viver a vida?" FSG - Vestibular de Inverno - 2011.
Equilíbrio.
Adoramos descobrir a história de vida de nossos avós, seus pensamentos e o estilo de levar a vida. Mas o questionamento final é unânime, sempre: por que mudou tanto, afinal ?
Fácil, pois os tempos mudaram. Antigamente a mulher não tinha voz, servia para casar, ter filhos e cuidar da casa. Sexo era tabu e sua prevenção desconhecida; carta era meio de comunicação, a segurança era alta e as preocupações pequenas. Quem reinava era a tranquilidade. Diversão era jogar bola no meio da rua e o leite era entregue de manhã na frente de casa.
Hoje em dia, tudo se inverteu. A mulher conquistou sua independência e espaço; sexo não é mais censurado e sua prevenção foi parar na televisão. Todos devem lembrar-se da famosa propaganda “Camisinha, hoje ela é fundamental.” Celular e computador agilizaram a comunicação, porém distanciaram as pessoas. A segurança baixou, as preocupações aumentaram e o novo rei é o estresse.
O modo de vida alterou-se radicalmente, pois, à medida que conquistamos tecnologia e agilidade, perdemos tranquilidade e valores importantes. Não podemos defender uma época ou outra, podemos, apenas, idealizar o equilíbrio entre ambas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário